A Voz do Pároco

10/12/2012 09:26

Nós Somos Igreja!

 

Desde nosso batismo, somos membros da Igreja, discípulos e discípulas seguidores do Mestre. Portanto somos chamados a caminhar como e com a Igreja, como missionárias e missionários, comprometidos com a evangelização.

Oportunidades não nos faltam para participar, assumir um compromisso mais efetivo e afetivo de nossa fé.

No último dia 4 iniciamos o Ano da Fé, proclamado pelo nosso Papa Bento XVI , oportunidade para renovarmos e aprofundarmos os conteúdos de nossa fé.

Estamos em tempo de preparação para a JMJ Rio2013 e são inúmeras formas de você participar: sendo família acolhedora de jovens estrangeiros durante somente 4 dias; prestamdo diferentes serviços voluntários(as) nestes mesmos 4 dias; ou ainda, colaborando com a campanha de arrecadação de fundos para enviar jovens da nossa Paróquia para a jornada.

Neste tempo temos também muitas celebrações que nos ajudam a renovar nossa vida sacramental: através da Primeira Comunhão de mais de 100 crianças; de 54 adolescentes, jovens e adultos que receberam o Sacramento da Crisma, dando seu SIM a Jesus Cristo, confirmando e assumindo sua fé, sua participação na vida da Igreja.

E já entramos no novo ano Litúrgico, que se inicia com este tempo lindo do Advento, da espera vigilante do Nascimento do Emanuel, o Deus-Conosco. Prepare-se com sua família, através da Novena de Natal (os livrinhos estão na Secretaria da Paróquia), para que você, sua família, nossa comunidade, celebremos o verdadeiro Natal, o Menino-Deus nascendo em nosso coração. “Vem Senhor, vem nos salvar”.

Oportunidade de preparar-se melhor ainda, através de uma boa confissão, a alegria do perdão de Deus, tão necessário para nossa vida. Além do atendimento

dos padres durante a semana, teremos um dia especial de confissão com os padres do Setor, no dia 21/12 às 20h00.

Aproveito para agradecer a boa coleta pelas Missões que tivemos, pelos novos dizimistas e aqueles que reafirmam sua consciência e desejo de contribuírem como dizimistas, forma consciente de ajudar na missão da Igreja. Pode ser utopia, sonho, que todos os nossos católicos, paroquianos, cheguem a esta consciência de participação ativa também no aspecto econômico (dízimo, coletas...). Certamente, quanto mais consciência tenha, de que eu sou Igreja, e que ela será melhor na medida da qualidade do meu compromisso participativo, esta “utopia” do Reino se tornará sempre mais visível.

Muitos já escutaram que estou terminando minha missão na paróquia Santo Emidio. É verdade, devo fazer minha mudança na primeira semana de fevereiro para Belo Horizonte, cumprindo àquilo que minha Congregação me pede, “anunciar o Evangelho, a Boa Nova de Jesus onde a Igreja me envia”. Desde minha consagração para a vida religiosa e em minha ordenação sacerdotal, fiz votos de total liberdade frente à realidade tão atraente do mundo, para ser livre no serviço do Reino, na atitude missionária e no serviço ao Povo de Deus.

Desejo a você e sua família um Santo e Feliz Natal e um Abençoado 2013.

Pe.Sérgio Stein

—————