CELEBRANDO AS VOCAÇÕES, CELEBRANDO A PALAVRA
Agosto, mês das vocações e do nosso padroeiro, foi especialmente rico para nossa comunidade, pelas diversas celebrações: Tríduo em preparação da Festa do Padroeiro, com um tema especial cada dia; a Celebração Solene do dia de Santo Emidio - 5 de agosto; a celebração da Família; no último domingo, o encerramento dos festejos de nosso padroeiro com a procissão e missa, e é claro, dos momentos festivos de sábado a noite e domingos no almoço. São momentos necessários em nossa vida de fé, de comunidade, porque nos renovam e fortalecem no dom de nossa caminhada humana e espiritual.
Gostaria de agradecer a todos pela participação em nossa festa, por todos que nos ajudaram através de doações em prendas e mantimentos, e pela equipe de coordenação com suas diferentes equipes de trabalho, pela atitude evangélica do serviço, da acolhida e da entrega alegre e fraterna pelo bem de todos.
Ainda no último domingo de agosto, os textos bíblicos sugeriram e enfatizaram o valor da opção consciente e instruída. A vivência cristã é fruto de uma escolha, de uma decisão pessoal.
Agora, o mês de setembro é dedicado a Bíblia, este dom que Deus nos deixou, Sua Palavra, manifestação e revelação da ação de Deus em favor de seu povo.
O período da formação da Bíblia em seu Antigo e Novo Testamento, situa-se entre 1100 a.C. a 100 d.C. São 11 séculos que manifestam de formas tão distintas a ação de Deus, que por último se revela através do Filho, que realiza totalmente o plano de salvação de Deus para a humanidade.
Que este mês possamos de forma especial dar mais tempo para a Palavra de Deus, que somente podemos descobrir sua riqueza e valor para a nossa vida, lendo-a, meditando-a, refletindo-a cada dia. Quem não pode dar diáriamente, alguns minutos, para apreciar àquilo que deve ser alimento para a sua fé.
Sabemos que entender, compreender o que a Biblia nos quer dizer, não é fácil. É necessário leitura, reflexões, estudos, que certamente trarão muito benefício para a compreensão do significado da Palavra e para o seu crescimento humano e espiritual. A Igreja deve oferecer formação às pessoas para que conheçam e entendam mais profundamente o cristianismo, o ser católico, e assim possam dar uma resposta mais consciente e segura.
*****
Como ajuda, iremos iniciar um curso bíblico em nossa paróquia, sobre as Parábolas de Jesus, dado pelo professor e doutor Carlos Mario. Trata-se de uma ótima oportunidade para que a Igreja tenha membros mais conscientes, mais bem formados na palavra de Deus e mais seguros da decisão de serem cristãos católicos. Faça sua inscrição, as vagas são limitadas.