A Voz do Pároco

23/10/2014 14:31

Tempo de Revisão

Nos últimos meses, temos abor­dado vários assuntos úteis e pertinentes à nossa vida de fé. Agora nos deparamos com o mês de Outubro. A Igreja nos convida a refle­tir sobre a dimensão missionária da fé. Assim como em Agosto a vocação e em Setembro a Bíblia.

Somos de natureza missionária desde que o próprio Deus Trindade, que saiu ao nosso encontro, na pessoa de Jesus. É o próprio Deus Trindade quem nos quis assim: sair, ir ao encontro de..., deslocarmos, descentralizarmos. É da vontade de Deus que este mundo seja e receba sua luz. O mundo deve ser “divinizado”, mas segundo os critérios de Cristo sob a égide do Espírito. Tudo e todos devem ser atingidos e tocados por essa força divina, que só a “missio­nariedade” pode proporcionar.

Não se evangeliza vivendo centra­lizado sobre si mesmo; não se leva o evangelho às pessoas se ficamos preo­cupados com nosso próprio interesse. O Evangelho somente chegará ao outro se sairmos de nós mesmos e irmos ao en­contro do próximo. Por isso e somente por isso, nossa vida cristã sempre será uma “terra de missão”. Ainda que todos conheçam Jesus Cristo, ainda assim se­remos “terra de missão”.

Enquanto existir egoísmo e pessoas inspiradas pela egolatria, nossa vida terá de ser missão porque o ser humano é amado por Deus e Ele fez e continua fazendo “loucuras” por amor aos seus filhos e filhas, especialmente os peque­nos e indefesos.

A exemplo do Deus Trindade, que saiu de si mesmo e veio ao nosso en­contro, devemos sair de nós mesmos e irmos ao encontro do outro. Deixar para trás a preocupação consigo mesmo ou os interesses próprios.

A evangelização jamais acontece sem uma autêntica missionariedade. Por isso, neste mês, convido cada um a fazer a experiência de esquecer-se de si mesmo e ir ao encontro de “alguém”.

Alguém que seja necessitado, alguém carente, alguém fragilizado por uma doença, alguém excluído social ou eco­nomicamente. Vamos fazer a experiência de esquecer de nós mesmos?

Sejamos então missionários, parecidos com o Deus Trindade, que saiu de si e se tornou ser humano; não se apegou à sua divindade e veio ao nosso encontro.

Quer se assemelhar ao Bom Deus? Seja missionário, viva em missão, isto é, sempre saindo ao encontro...

Pe.Élsio, sscc

—————