A JORNADA É NOSSA

01/02/2013 08:11

 

 Aqueles que participam mais ativamente de nos­sa comunidade e estão antentos às revistas, jornais e outros meios de comunicação devem ter notado que um assunto muito noticiado é a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 (JMJ Rio2013).

É a primeira vez que o Brasil recebe a honra de sediar esse grande evento que quer mostrar a todo o mundo o rosto Jovem de nossa Igreja. A grande frase “A Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja” do Beato João Paulo II, João de Deus, exemplifica muito bem o que este evento quer ser para cada um de nós que somos Igreja e como Igreja queremos que nossa fé continue. Nós Jovens recebemos da comunidade a graça de sermos Católicos e é por isso que queremos cada vez mais crescer em número e em ações dentro de nossa paróquia. Milhões de Jovens do mundo inteiro virão ao Brasil para participar juntos dessa grande manifestação da Igreja reunidos com nosso pastor, o Santo Padre Papa Bento XVI, em torno de um assunto muito importante: “a Igreja missionária.”

”Ide e fazei discípulos em todas as nações” (Mt 28,19), este será o tema da nossa Jornada, a necessidade de expan­dirmos nossa fé. No mundo de hoje nós jovens encontramos várias coisas que são muito mais fáceis e atrativas do que ir a Igreja, ler a Bíblia, estudar o Catecismo e tantas outras dádivas que a Igreja nos oferece. Sendo assim, é cada vez mais difícil fazer com que os jovens se interessem por nossa Igreja o que compromete cada vez mais o fu­turo dela. Este é um problema de cada um de nós enquanto Católicos, e que a Jornada tenta solucionar fazendo com que os jovens que já estão a serviço de Cristo não desanimem ou desistam como tantos outros.

Uma semana antes desta Jornada que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, todas as Dioceses do Brasil realizarão algo chamado “Semana Missionária” a fim de animar e entrosar nossos jovens e os jovens visitantes e mostrar aos peregrinos um pouco da realidade da Igreja no Brasil. Na Arquidio­cese de São Paulo cada uma das paróquias receberá cerca de 100 jovens vindos de diversas partes do mundo. Muitos paroquianos já se dispuseram a acolher estes jovens em suas casas, porém ainda precisamos de mais famílias que possam também fazer isto e assim colaborar com a JMJ, já que ela é de todos nós.

Como todos podem imaginar um evento tão grande como a JMJ não se realiza sem dinheiro. Para a inscrição, transporte, alimenta­ção e hospedagem de cada jovem se faz necessária uma razoável quantia de dinheiro. Por isso a Arquidiocese de São Paulo está oferecendo a todas as paróquias uma rifa no valor de R$ 5,00 para arrecadar fundos. Metade deste valor ficará na própria paróquia para custear as despesas dos jovens que irão representá-la na Jornada e a outra metade será utilizada pela Arquidiocese para as despesas da Semana Missionária. Para que nós Jovens da Paróquia Santo Emídio possamos representar nossa comuni­dade, pedimos a colaboração de todos adquirindo e oferencendo a rifa da JMJ.

Vamos juntos fazer dessa Jornada Mundial da Juventude um grande evento que ajude nossa Igreja à crescer cada vez mais e assim testemunhar o grande dom do Amor de Cristo.

Desde já, agradecemos a todos pela ajuda e colaboração

Gabriel Alves, acólito e

assessor do Grupo de Jovens

santoemidio.webnode.com.br

—————

Voltar