1ª aula

27/03/2012 15:07

AULA 01

 

Fundamentos da Teologia:

Estudo sobre Deus e suas criaturas ou tudo o que está relacionado com Ele.

  Objeto:  Deus na economia da salvação.

Elementos articuladores: a fé em primeiro lugar.

A Bíblia é o primeiro testemunho a ser ouvido.

A razão deve estar a serviço da compreensão do dado revelado.

A prática é uma fonte de teologia, assim como uma de suas finalidades.

A linguagem da teologia é a da analogia, pois só ela se adequa ao Mistério.

O Magistério é critério de autenticidade.

Ouvir os testemunhos da fé é Esclarecer e aprofundar seu conteúdo interno.

Confrontá-los com a vida concreta.

Três vias para aprender:

Estudar e assimilar

Imitar

Exercer

O mais importante é o método:

As técnicas, referentes aos recursos da teologia e ao modo de seu uso,

O método propriamente dito, relativo ás etapas do procedimento teológico.

A epistemologia, ou seja, a reflexão crítica das bases do método teológico.

O espírito teológico, que é o que anima profundidade o interesse por conhecer os mistérios divinos.

O nascimento da teologia:

A teologia nasce do coração da própria fé: “a fé é que ama saber” é  Igualmente o amor que nasce da fé, deseja saber as razíes porque ama. Tal é a dupla     fonte objetiva da teologia.

Quanto á fonte subjetiva da teologia,  o próprio espírito humano que deseja naturalmente conhecer, e disso não estáo excluídas as coisas da fé.

Toda pessoa de fé, na medida em que procura entender o porque daquilo que cre, é, a seu modo e  sua medida, “teóloga”.

Em sua raiz mais profunda, a teologia nasce da fé, entendida em sua unidade como novo nascimento, mais simplesmente como conversão é  Só um ser profundamente transformado pode verdadeiramente ter acesso aos mistérios divinos.

A fé é  uma realidade unitária, mas também complexa. E é segundo essa

complexidade que a fé fonte, objeto e fim da teologia. De fato a fé compreende:

1. Um elemento cognitivo: a fé  palavra.

2. Um elemento afetivo: a fé é experência.

3. Um elemento ativo: a fé é prática.

Hà uma relação íntima, orgânica entre fé e teologia. Esta é a fé em estado de ciência.

A fé vem sempre antes da teologia e tem o primado absoluto sobre ela, como mostra toda a tradição teológica, na linha do “crer para entender” de Agostinho e que Anselmo retomou em seu “creio para entender”.

O que estuda a teologia e em que perspectiva:

1. Como toda ciência, é preciso distinguir na Teologia o objeto material - o que se estuda; e o objeto formal – o aspecto sob o qual se estuda algo. Ao objeto formal corresponde no sujeito episê.mico a perspectiva, como o lado subjetivo ao objeto.

Ora, o objeto determina o método.

2. O objeto material da teologia é, em primeiro lugar, Deus e depois tudo o mais.

Portanto, nada há que não seja em princípio teologizável. Na prática, porém, faz-se teologia segundo certa medida.

3. O objeto formal da teologia é Deus enquanto revelado e também toda e qualquer realidade na medida em que se relaciona com o Deus revelado. Tal é o aspecto determinante em teologia, que dá qualidade teológica ao seu discurso. Portanto, fazse teologia sempre que se reflete algo “a luz da f達 ou da Revelação.

4. È perfeitamente legítimo fazer teologia do processo de libertação, como, aliás, de qualquer outra coisa, desde que se analise o tema em foco sob o prisma crítico da fé.

Dizer, pois, que a teologia só se ocupa com Deus, para excluir qualquer outro assunto, é ignorar este princípio elementar: O que faz uma ciência não é o seu assunto (objeto material), mas o modo como esse assunto é tratado (objeto formal).

5. Na medida em que a perspectiva própria da teologia é constituída pela “luz da f達, ela tem como pressuposto a iluminação própria da fé e sua iniciação. Em virtude de tal iniciação, o teólogo é iluminado pelo Espírito e feito capaz de ver tudo banhado na luz divina.

6. No cenêrio teológico hoje se afirmam “novos enfoques”: da libertação, feminista, étnico, inter-religioso e ecológico. Não constituem apenas novos temas (embora sejam isso também), mas mais ainda novas perspectivas, que investem o conjunto da teologia. Cada um desses enfoques possui sua metodologia propria, determinada sempre pelo seu objeto específico.

7. Esses “novos enfoques” se articulam com o enfoque teológico básico como “enfoques segundos” em relação ao “enfoque primeiro”. Portanto, eles encontram seu fundamento íltimo e sua justificação radical somente quando se acrescentam é perspectiva própria da teologia – é luz da fé – e operam no vigor da mesma. Essa perspectiva constitui o enfoque originário, perene e insubstituível de todo e qualquer discurso que se quer teológico.

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