ADVENTO - TEMPO DE VIGILANCIA ATIVA:

21/11/2011 22:14

 

No domingo, dia 29/11, iniciamos o novo ano litúrgico com o primeiro domingo do advento.
O Advento marca nova etapa na caminhada de nossas comunidades. Este é um tempo de espera da manifestação plena do Filho de Deus, até que cheguemos à comunhão definitiva com Jesus Cristo. Enquanto caminhamos rumo a essa vocação comum, vamos colaborando na construção de um mundo novo, construído pelo bem, pela paz, pelo amor, pois Deus, nosso Pai e Redentor, quebra continuamente seu silêncio e se manifesta a nós em nossa caminhada, porque nos ama e quer nos ajudar. Ele está sempre chegando, e a atitude fundamental de quem o espera é a vigilância ativa que nos torna co-responsáveis por sua “casa”, que é o mundo.
Nenhum de nós pode se considerar modelo de perfeição, mas está sempre a caminho. Por isso o Advento é tempo de construir e de caminhar, na solidariedade e na partilha. Jesus vem continuamente e de muitos modos. Só a vigilância ativa será capaz de descobri-lo nas novas situações em que se apresenta.
Vigiar é testemunhar a ação e presença de Deus no meio das pessoas. Isso porque, diante do projeto de Deus, que é liberdade e vida para todos, os seguidores de Jesus podem se acomodar: quer “tirando o corpo fora” diante dos compromissos e acomodando-se com o presente, quer desanimando quando a vitória sobre a injustiça e a morte parece impossível.

Também nos ajudará para crescer na atitude vigilante dar mais tempo para Deus através da oração diária, da escuta da Palavra, de uma boa confissão, da caridade...
Não sabemos quando o dono da casa vai voltar: pode ser ao anoitecer, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer, não sabemos. A comparação que Jesus usou dá a impressão de que o dono da casa está para chegar a qualquer hora, e a atitude básica dos discípulos-empregados é a de espera ativa que vai construindo em nossa sociedade o reino de Deus.

Também durante o Advento acontece a Campanha da Evangelização, que neste ano tem como tema: “Ele se fez pobre para nos enriquecer”. Com esta Campanha a Igreja quer nos conscientizar da responsabilidade de cada fiel na missão de levar Jesus Cristo e sua mensagem ao mundo. Quer conscientizar-nos que colaborar financeiramente no anúncio do evangelho também é ser missionário, possibilitando que a mensagem de Salvação chega a todos os cantos da terra.

“Vem Senhor, vem nos salvar”, abrindo nosso coração para Te acolher como o Emanuel, Deus-Conosco. Abra nosso coração para o gesto da partilha, gesto concreto pela obra da evangelização, que fará dos que aceitam Jesus Cristo verdadeiros discípulos missionários.

 

Pe. Sérgio Stein, ss.cc.

Pároco

 

santoemidio.webnode.com.br

—————

Voltar