Ano Novo: Tempo de Revisão e Projeção Che

04/01/2014 22:41

 

 

Chegamos ao fim de mais um ano, e iniciamos um ano novo. Cro­nologicamente falando, os dias são todos iguais (contém 24 horas), mas, considerando a qualidade das horas, os dias são diferentes. Assim, os 1os dias de Janeiro marcam para nós, psicológica e espiritualmente, um tempo forte, fim de um período e começo de outro. É hora oportuna para revisão e projeção.

Como noutras ocasiões, proponho aos queridos paroquianos um exercício prático de oração, uma oração de revisão do ano que passou e de projeção do ano que temos pela frente.

1º) Reservar para si um tempo e um lugar adequado, tranqüilo, que favoreça a oração e a concentração (pode ser um sítio, um parque, uma praia numa hora de pouco movimento, uma Igreja em momento de silêncio, ou até seu próprio quarto - desde que não seja incomodado). Seria bom reservar um bom tempo, uma manhã ou tarde inteira por exemplo.

2º) Sentar tranqüilamente, relaxar, respirar lentamente algumas vezes. To­mar consciência da presença de Deus em você mesmo, e invocar a luz do Espírito Santo (“Vinde Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis...”).

3º) Ler o texto do Evangelho segundo São Lucas 4,16-19. Meditar lentamente sobre o texto: imaginar a cena. Ver Jesus na Sinagoga, ver o que ele faz, e sobretudo, as palavras que ele diz. Os estudiosos de Bíblia ensinam que este texto, colocado pelo evangelista no início do ministério público de Jesus, consiste no seu progra­ma de vida. Ao longo de toda a sua vida pública, até à sua morte de cruz, ele se empenhou em viver o que está contido neste texto, que ele encontrou no livro do profeta Isaías.

4º) Pensando nisso, também eu vou procurar fazer um projeto de vida para o ano que está iniciando:

Primeiro, vou encontrar um objetivo geral: Qual será o grande foco, a reali­dade central que eu quero trabalhar ao longo do ano que se inicia?

Segundo, vou pensar bem em cada uma das áreas seguintes, e em cada uma delas vou primeiramente agradecer a Deus por tudo de bom que Ele me ajudou a realizar no ano que passou. A seguir, procurarei determinar o objetivo que eu quero atingir e os meios que vou utilizar para isso em cada uma das áreas (lembrando que os meios precisam ser bem concretos, de maneira que possam ser revisados de vez em quando). Em cada uma das áreas, para ajudar-me pedagogicamente, posso fazer-me as seguintes perguntas:

Como estou nesta área?

Como quero estar? Qual é o meu desejo?

O que devo fazer para chegar ou aproximar-me disso?

De que ajuda preciso para isso (material, exercícios..., etc.)?

De quanto tempo preciso? (em que dia e hora da semana colocarei as atividades pensadas?)

Revisar, então, as seguintes áreas:

a) Dimensão física, biológica: área do cuidado com o corpo e a saúde (exames a serem feitos, exercícios físicos, etc).

b) Dimensão afetiva: área dos afetos (sentimentos), das relações mais impor­tantes (com o/a esposa, o/a namorado/a, com os pais e irmãos, colegas de trabalho, amigos, etc).

www.papeisdeparedehd.com

2 • Mensageiro Santo Emídio • Jan/14

c) Dimensão profissional: área do trabalho, da realização profissional (cursos a fazer, preparações a fazer, mudanças, cuidados, etc).

d) Dimensão intelectual: o conheci­mento faz muito bem ao ser humano. O que vou procurar ler neste ano? Sobre o quê pretendo alargar meu conhecimento?

e) Dimensão lúdica e de lazer: o que farei fazer para espairecer, descansar, me divertir? (ir ao cinema/teatro de vez em quando, passear num parque, visitar um museu, ir a um show, etc)

f) Dimensão pastoral: área do ser­viço aos outros, à Igreja, etc. Como será a minha participação na Igreja? Como poderei servir melhor ao meu próximo e de maneira particular aos mais pobres?

g) Dimensão espiritual: área de re­lação com Deus. Quais serão os meus tempos de oração? Quando meditarei a Palavra de Deus? Como aprofundarei minha relação com Deus? Vou ler algum livro de espiritualidade?

É importante lembrar que este pro­jeto deve ser revisado mais ou menos uma vez ao mês. Seria muito bom se esse projeto fosse partilhado em famí­lia, para que as pessoas mais próximas saibam em quê todos estão envolvidos e assim se possam ajudar mutuamente.

Feliz Ano Novo a todos!

Palavra do Pároco - Continuação...

Pe. Walterson José Vargas, ss.cc.

santoemidio.webnode.com.br

—————

Voltar