Beato Eustáquio

03/04/2012 15:12

   Beato Padre Eustáquio     

Humberto Van Lieshout, que mais tarde seria conhecido como o Venerável Padre Eustáquio, nasceu no dia 3 de novembro, de 1890, em Aarle Rixtel, na Holanda. Passou o final de sua vida no bairro Celeste Império, vizinho ao Jardim Montanhês, celebrando Missas na capela Cristo Rei, única igreja existente nas proximidades dos bairros Celeste Império, Villa Minas Gerais e Progresso (atual bairro Padre Eustáquio). Andava por toda a região, atendendo pessoas e resumindo sua missão em duas palavras: "Saúde e paz", numa atitude de fé e amor ao próximo.

Na manhã de 23 de agosto, Padre Eustáquio sentiu-se muito mal. Foi hospitalizado em estado deplorável, com tifo. Após muito sofrimento, apesar de toda competente assistência que lhe foi dada, faleceu no dia 30 de agosto.

Padre Eustáquio faleceu no Hospital Alberto Cavalcanti, onde estão preservados os móveis da época de seu falecimento. Tornou-se símbolo da fé religiosa, ao longo de sua atuação, promovendo curas e distribuindo bênçãos pelos vários lugares por onde passou. Após sua morte, foi atribuída a ele, entre outros milagres, a graça da cura de um câncer, em um de seus devotos.

Dia 19 de dezembro, Sua Santidade o Papa Bento XVI, durante uma audiência com o Cardeal José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para os Santos, autorizou-o promulgar o decreto, através do qual a Igreja reconhece, como milagrosa, a cura atribuída à intercessão do Venerável Servo de Deus, Padre Eustáquio Van Lieshout, religioso da Congregação dos Sagrados Corações.

Sua festa é celebrada no dia 30 de agosto.

- Beato Eustáquio foi Beatificado na festa de Corpus Chiristi de 2006 no dia 15 de junho, no Mineirão com a presença de 100.000 pessoas, muitos bispos, padres e o Delegado papal Cardeal Saraiva.

 

 

santoemidio.webnode.com.br

—————

Voltar