JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - JMJ - RIO - 2013.

30/06/2012 16:36

    Desde Madri, quando foi anunciado que a próxima JMJ seria na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 23 a 28 de julho de 2013, que a Igreja, em especial, os jovens estão se movendo, para que este acontecimento seja significativo para toda a Igreja e em especial para o caminhada de fé comprometida pelos nossos jovens.

O que é a Jornada Mundial da Juventude? Mais que um encontro que reúne milhares ou mesmo milhões de jovens, a Jornada Mundial da Juventude dá testemunho de uma Igreja viva e em constante renovação. São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. Ela tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.

A JMJ já iniciou quando acolhemos no Campo de Marte, SP., a Cruz Missionária e o Ícone de Nossa Senhora vindos de Madri e que estão percorrendo todas as dioceses do Brasil e os Países do Cone Sul, recordando as diferentes JMJ já acontecidas e o compromisso de preparar bem a próxima no RJ. Neste movimento de preparação, nós como paróquia também somos chamados a participar, através dos jovens que enviaremos para a JMJ, através da acolhida de jovens que virão de outros países para a pré-jornada ou Semana Missionária, através da hospedagem e da ajuda na programação paroquial com estes jovens.

Agora que o caminho já se iniciou para o nosso país, será importante recordarmos como ele foi pensado em seu início pelo Beato Papa João Paulo II. A sua inspiração inicial foi “Dar razões da própria esperança (1 Pd 3,15).

É necessário percorrer um caminho de preparação espiritual e apostólica se realmente desejamos que os frutos da JMJ Rio-2013 possam amadurecer e transformar as nossas vidas. Devemos trilhar num itinerário de oração e de trabalho para que as palavras do Santo Padre, o Papa, e o encontro renovador com Cristo e com os irmãos do mundo inteiro possam dar frutos de vida eterna. Se não estivermos atentos, poderemos facilmente fazer parte da multidão que gritava “Hosana” no Domingo de Ramos, e “crucifica-o” na Sexta-Feira Santa.

Uma breve reflexão sobre o tema da primeira JMJ: “Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” (1Pd 3,15). Ele foi escolhido pelo Beato João Paulo II em 1986, quando, no dia 23 de março, Domingo de Ramos, realizaram a 1ª JMJ. Lendo o convite de São Pedro a dar razões de nossa fé, a primeira coisa em que pensamos é como defender nossa fé contra aqueles que a denigrem. Pensamos em uma apologética da fé, que consiste apenas em embates e discussões para demonstrar a verdade. Este tipo de missão é necessário e importante, sem dúvida, mas deve ser executado por amor às pessoas a quem Deus ama.

Porém, muitas vezes nos esquecemos de que a primeira e fundamental missão e apologética que podemos e devemos realizar é a do testemunho de nossa fé através do exemplo. Um jovem de verdadeira identidade católica é aquele que transmite, nas pequenas tarefas do dia a dia, o sopro da graça divina. Um jovem católico é alegre e entusiasta, é capaz de escutar a todos e falar com vivacidade de Cristo. É aquele que em casa apoia a família, e na escola se esforça por estudar, respeita os seus professores e é cordial com todos os funcionários da escola em que estuda. E, se pratica algum esporte, é sinal de caridade e harmonia. No namoro, coloca todos os meios necessários para viver com santidade esta etapa importante da vida. É também aquele que consegue ver com os olhos da fé os problemas sociais, familiares, psicológicos e as dificuldades várias por que passa a vida.

Tenho certeza de que também nós saberemos viver com alegria os desafios, para dar as razões de nossa esperança na missão de ir entre as nações para anunciar Jesus Cristo, concretizando assim o lema da JMJ-Rio 2013 : “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). O anúncio do lema foi feito pelo Papa Bento XVI no dia 24 de agosto de 2011. Deixemos que o Senhor nos fale e mova, que Seu Espírito sopre e nos renove, através deste acontecimento da JMJ, para que nossa Igreja tenha o dom da alegria, esperança, vitalidade e sonhos da juventude.

                                                                       

Pe. Sérgio Stein, ss.cc.

santoemidio.webnode.com.br

—————

Voltar