Mistério da Fé, da Vida
20/11/2011 10:54No mês passado, o titulo “transmitam de geração em geração”, sugeria a responsabilidade que os adultos, pais, possuem no transmitir a fé aos filhos. Olhando a realidade, me parece que é grande o desafio, na formação catequética, evangélica dos nossos adultos, para terem base sólida na transmissão dos conteúdos da fé aos jovens, às crianças.
Outro dia, quando falava da Santíssima Trindade, na definição clássica, de três pessoas em um só Deus, vi como as crianças exclamavam,: mas como, que significa isto...? Ai a pergunta: como transmitir o mistério da Santíssima Trindade às crianças, como falar os mistérios da fé? Me parece que este mistério não é diferente dos outros mistérios de nossa fé e de nossa vida. Outro dia me pergunta uma jovem: padre, que significa amar, amor...? Outro mistério humano, divino. Pensemos neste mistério do amor humano. Que faz um homem e uma mulher se amarem e construírem juntos sua vida? Será que é a beleza externa, mas ela acaba. Será que é o caráter, forma de ser, mas tantas vezes tão diferentes e opostos. Porque eles se gostam, se amam? Duas pessoas que se amam, vivem o mistério do amor e não sabem bem explicar o porquê se amam. Mas quanto mais eles se amam, mais sabem o que é o amor e menos vão explicar o porquê.
Assim é a Santíssima Trindade: quanto mais a gente mergulhar nesse mistério, mais vamos entender que Deus é Pai que nos dá a vida, que nos sustenta nesse mundo; é Filho que vem a nós, se faz nosso companheiro, nosso amigo, nosso irmão, com um rosto humano; e é Espírito Santo, sopro divino, que empurra o barco de nossa vida, que nos inspira a amar a Deus e ao próximo. São três pessoas divinas num só Deus.
Quando dizemos que é preciso crer sem ver “Tomé você acreditou porque viu, feliz daquele que crê sem ter visto” , seria bom dizer, que é preciso crer com o coração, com as mãos, os pés, os olhos, a vida. Ver com o coração é experimentar Deus agindo em nossa vida. Crer com as mãos é fazer as obras de Deus. Crer com os pés é caminhar nos caminhos de Deus. Crer com os olhos é enxergar Deus na natureza e nas pessoas. Crer com a vida é viver em comunhão com Deus. Não parece simples. É na simplicidade do coração, que o mistério se torna visível e compreensível.
Pe.Sérgio Stein,ss.cc
Pároco
—————