Novo ano, nova jornada

28/12/2012 08:32

Para aqueles que participam ativamente da paróquia, devem ter percebido que tenho estado mais ausente desde o ano passado, isto porque tenho recebido solicitações de ajuda, algumas aceitas, outras não, tanto a nível da nossa Igreja como de minha Congregação dentro e fora do País.

Me parece normal, como religioso e padre, que as Instituições a que pertenço e sirvo, solicitem serviços aos seus mem­bros. É claro que isto sempre acarreta uma agenda mais apertada, trabalho em ritmo mais acelerado. Felizmente muitos o entendem e até valorizam, outros reclamam, porque o padre não está sempre na paróquia.

Na verdade, tenho me colocado em uma atitude de obediência e de disponi­bilidade, para ajudar naquilo que me for solicitado. Espero que aqueles que foram agraciados com minha presença e ajuda, possam continuar com seu processo de crescimento e resposta ao Senhor.

Àqueles que deixei de atender ou corresponder como deveria, peço per­dão, que eu não tenha sido causa de sofrimento, dor ou até decepção, e que não deixem de buscar caminhos de ajuda, porque‘’quem busca encontrará, quem bate será aberto, quem pede lhe será concedido”.

Muitas pessoas estão perguntando: Quanto o padre Sérgio irá embora? Ele irá se despedir? Primeiro, quando anunciei que deixaria a Paróquia e iria trabalhar em BH, que iria me despedir. Portanto o CPP (Conselho Pastoral Paroquial) está programando uma missa de ação de graças para o dia 2 de fevereiro às 19h00. Seria lindo ver a você irmão e irmã, que caminhamos juntos estes anos, aprendendo, crescendo e celebrando a fé, vibrando com as conquistas, e sofrendo com as dificuldades, para juntos com o Senhor agradecermos o que Ele realizou em nossas vidas durante estes cinco anos.

Quando iniciei minha missão na Paróquia, agradeci a Deus por me dar esta oportunidade, de caminhar com esta Comunidade, com seus grandes desafios, dificuldades e em especial pela grande esperança de crescermos juntos na resposta fiel ao Projeto de Deus. Creio que o Senhor soube carregar-me e carregar-nos com seu carinho, amor infinito, porque devagar fomos dando passos, com participação de novos paroquianos, com o engajamento de novas lideranças, com a criação de um espírito mais comunitário, com a beleza das celebrações eucarísticas. Também progressivamente fomos rompendo com fronteiras, divisões, preconceitos, para poder falar com maior liberdade e clareza, para propor projetos, para entrar em um novo dinamismo como paróquia, que quer e necessita ser mais missionária. É claro, muito nos falta realizar, melhorar… o caminho se faz caminhando! Continuemos a caminhar…

Deixarei a Comunidade em um bom momento. Desejoso que as sementes que lancei possam dar frutos. Você que sou­be me acolher, valorizar meu trabalho, acreditar que o padre é só instrumento do Senhor, e que juntos caminhamos pela causa maior, o Reino. Chegou o momento de você provar a sinceridade e profundidade de seu Creio, assumindo com mais vitalidade, fé, confiança a Co­munidade, que necessita de você, para dar continuidade em sua construção, nesta que deve ser a Obra de Deus. Cer­tamente esta será a minha maior alegria, em saber que as sementes lançadas estão dando frutos através de sua fidelidade e compromisso de fé.

Agradeço de coração por todas as lideranças que souberam me apoiar e animar em meu ministério. Agradeço pelas crianças, jovens, adultos, famílias, que aprendi a querer, a evangelizar, a servir. Agradeço pelas amizades que foram nascendo e se solidificando com o tempo e que certamente serão laços que me acompanharão. Agradeço às pasto­rais e movimentos, colunas sólidas, tão necessárias. Agradeço Círculo dos Traba­lhadores Cristãos de Vila Prudente que me acolheu tão bem, que soube colaborar em diferentes momentos e necessidades paroquiais, que abriu seus espaços para que pudesse também evangelizar. Agra­deço a Deus, que um dia me chamou e consagrou, e agora me deu a graça de poder servi-Lo em meio a vocês.

Deixo desde já meu abraço fraterno, que continuemos unidos na razão e sentido maior de tudo, Fé no Senhor, que continuará a nos guiar e manter unidos na resposta fiel ao Seu Projeto.

Desejo a você e sua família um Novo Ano de paz, saúde, harmonia familiar e de crescimento na fé, assumida no seu compromisso como Igreja, como Comunidade de Santo Emídio 

Pe.Sérgio Stein

santoemidio.webnode.com.br

—————

Voltar