O coração da Páscoa!

05/05/2014 15:50

 

 

Estamos no tempo da Páscoa do Senhor. Momento litúrgico este, que é o “coração” do mistério Cristão. Dizemos coração porque é daqui que se transmite e se fundamenta todo mistério da revelação.

É da ressurreição de Cristo que se lança novos olhares sobre todos os de­mais aspectos da vida cristã, seja a en­carnação, a vida de Cristo ou a ação do Espírito Santo. É olhando sob o “ângulo” da ressurreição de Cristo que o mistério da fé, vai-se tornando cristão.

A ressurreição é tão “fundante” para a fé da comunidade nascente, que São Paulo vai dizer que se não fosse a res­surreição de Cristo, a nossa seria vã. A páscoa de Jesus é um marco fundamental para nós cristãos.

Este tempo deve nos ajudar a olhar a vida de outra perspectiva. Sob um novo “ângulo”, podemos, a partir da ressurreição do Senhor, olhar o mundo com maior esperança, animados, sem o “ranço” daquilo que nos amarra. Temos horizontes plenamente abertos.

A ressurreição nos abre caminhos novos, sem cerceamento, porém guia­dos, pela mesma força que acompanhou Jesus. Deus não abandonou seu Filho. Deus não nos abandona.

Este tempo de páscoa nos faz pensar no “antes” porque sabemos que a vida humana é exigente, desafiante, condi­cionante, por isso as implicações são a cruz mesmo. Faz-nos pensar também no “agora” porque vivemos conduzidos pela força divina que não nos abandona, nem nos deixa submergir diante das fraque­zas humanas. E também nos faz pensar no “depois”, quando professando a fé na ressurreição, visualizamos adiante, o que nos espera: a nossa ressurreição e a de todos também.

Que neste tempo pascal não percamos de vista o que vem antes da páscoa (a cruz); nem esqueçamos o hoje (presença do Deus Vivo em nós e entre nós); muito menos deixemos de lado a esperança no futuro, na ressurreição.

Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e Nele exultemos. O Espírito nos ajude a viver dignamente a Páscoa do Cristo.

Pe. Elcio, ss.cc.

santoemidio.webnode.com.br

—————

Voltar