O coração da Páscoa!
05/05/2014 15:50
Estamos no tempo da Páscoa do Senhor. Momento litúrgico este, que é o “coração” do mistério Cristão. Dizemos coração porque é daqui que se transmite e se fundamenta todo mistério da revelação.
É da ressurreição de Cristo que se lança novos olhares sobre todos os demais aspectos da vida cristã, seja a encarnação, a vida de Cristo ou a ação do Espírito Santo. É olhando sob o “ângulo” da ressurreição de Cristo que o mistério da fé, vai-se tornando cristão.
A ressurreição é tão “fundante” para a fé da comunidade nascente, que São Paulo vai dizer que se não fosse a ressurreição de Cristo, a nossa seria vã. A páscoa de Jesus é um marco fundamental para nós cristãos.
Este tempo deve nos ajudar a olhar a vida de outra perspectiva. Sob um novo “ângulo”, podemos, a partir da ressurreição do Senhor, olhar o mundo com maior esperança, animados, sem o “ranço” daquilo que nos amarra. Temos horizontes plenamente abertos.
A ressurreição nos abre caminhos novos, sem cerceamento, porém guiados, pela mesma força que acompanhou Jesus. Deus não abandonou seu Filho. Deus não nos abandona.
Este tempo de páscoa nos faz pensar no “antes” porque sabemos que a vida humana é exigente, desafiante, condicionante, por isso as implicações são a cruz mesmo. Faz-nos pensar também no “agora” porque vivemos conduzidos pela força divina que não nos abandona, nem nos deixa submergir diante das fraquezas humanas. E também nos faz pensar no “depois”, quando professando a fé na ressurreição, visualizamos adiante, o que nos espera: a nossa ressurreição e a de todos também.
Que neste tempo pascal não percamos de vista o que vem antes da páscoa (a cruz); nem esqueçamos o hoje (presença do Deus Vivo em nós e entre nós); muito menos deixemos de lado a esperança no futuro, na ressurreição.
Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e Nele exultemos. O Espírito nos ajude a viver dignamente a Páscoa do Cristo.
Pe. Elcio, ss.cc.
—————