Tempos de Mudanças

18/03/2013 10:29

 

Caros irmãos e irmãs, nem bem acabei de chegar na paróquia aparece-me a oportunidade dessa primeira comunicação por escrito com vocês. Faço-o com alegria e com o cora­ção aberto perante um futuro que não conhecemos e que juntos construiremos.

É bem verdade que estes tempos de mudança dos padres é um pouco “tempo de luto”. Acompanhei, comovi­do, as despedidas de crianças, jovens e adultos ao Pe. Sérgio, muitas delas entre lágrimas. É muito bonito ver o carinho expressado pelo povo aos padres, o que mostra o envolvimento destes com a vida do povo. A minha despedida, na Paróquia São José do Paraopeba, no município de Brumadinho (MG), não foi diferente. Também me encontro com o coração ainda um pouco “em luto”.

Mas, é hora de virar a página e co­meçar nova caminhada. Expressemos, mais uma vez, a Deus, a nossa profunda gratidão por estes anos de trabalho do Pe. Sérgio aqui. Várias pessoas me rela­taram a renovação que ele empreendeu em todos os sentidos nesta paróquia. É hora, portanto, de dar continuidade a este trabalho e de afiançá-lo ainda mais.

Cheguei num bom momento, quan­do começa-se a realizar as assembleias paroquiais, que depois desembocarão nas assembleias setoriais e regionais. É um momento de revisão e redire­cionamento dos caminhos pastorais. Já no dia 3 de março teremos a nossa assembleia paroquial, no dia 6 de abril a assembleia setorial e, finalmente, no dia 4 de maio, a assembleia da Região Belém da Arquidiocese.

Estas assembleias procuram con­cretizar de maneira mais efetiva as orientações do recém lançado 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo, cuja vigência será de 2013 a 2016. Este plano, por sua vez, recolhe as orientações traçadas pelas Diretrizes Evangelizadoras da CNBB e pelo Do­cumento de Aparecida. Continuamos trabalhando, assim, em conjunto e segundo as orientações de nossa Igreja mais ampla. Não queremos fazer cami­nhada isolada, queremos trabalhar em comunhão com nossa Igreja.

Outro evento que tem marcado a nossa Igreja é a preparação para a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), que acontecerá em Julho, no Rio de Janei­ro. Sei que já há jovens da paróquia inscritos para o evento, como também muitas famílias que se dispuseram para receber jovens de várias partes do mundo para a “Semana Missionária” que antecederá a Jornada do Rio. Estamos, assim, colocados de frente com o tema da Juventude, tema da Campanha da Fraternidade deste ano.

É muito importante que reflitamos sobre a maneira como a nossa paróquia está evangelizando a juventude, e que nos deixemos interpelar por sua reali­dade. Que o lema da Campanha deste ano, “eis-me aqui, envia-me”, seja uma expressão da nossa disposição de servir à Igreja no enfrentamento dos grandes desafios do nosso tempo.

Saúdo a todos vocês, com o desejo de servir-lhes com o melhor das minhas forças, e coloco-me à disposição de todos naquilo que eu possa ajudá-los.

Pe. Walterson José Vargas, ss.cc.

santoemidio.webnode.com.br

—————

Voltar