Tempos de Mudanças
18/03/2013 10:29
Caros irmãos e irmãs, nem bem acabei de chegar na paróquia aparece-me a oportunidade dessa primeira comunicação por escrito com vocês. Faço-o com alegria e com o coração aberto perante um futuro que não conhecemos e que juntos construiremos.
É bem verdade que estes tempos de mudança dos padres é um pouco “tempo de luto”. Acompanhei, comovido, as despedidas de crianças, jovens e adultos ao Pe. Sérgio, muitas delas entre lágrimas. É muito bonito ver o carinho expressado pelo povo aos padres, o que mostra o envolvimento destes com a vida do povo. A minha despedida, na Paróquia São José do Paraopeba, no município de Brumadinho (MG), não foi diferente. Também me encontro com o coração ainda um pouco “em luto”.
Mas, é hora de virar a página e começar nova caminhada. Expressemos, mais uma vez, a Deus, a nossa profunda gratidão por estes anos de trabalho do Pe. Sérgio aqui. Várias pessoas me relataram a renovação que ele empreendeu em todos os sentidos nesta paróquia. É hora, portanto, de dar continuidade a este trabalho e de afiançá-lo ainda mais.
Cheguei num bom momento, quando começa-se a realizar as assembleias paroquiais, que depois desembocarão nas assembleias setoriais e regionais. É um momento de revisão e redirecionamento dos caminhos pastorais. Já no dia 3 de março teremos a nossa assembleia paroquial, no dia 6 de abril a assembleia setorial e, finalmente, no dia 4 de maio, a assembleia da Região Belém da Arquidiocese.
Estas assembleias procuram concretizar de maneira mais efetiva as orientações do recém lançado 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo, cuja vigência será de 2013 a 2016. Este plano, por sua vez, recolhe as orientações traçadas pelas Diretrizes Evangelizadoras da CNBB e pelo Documento de Aparecida. Continuamos trabalhando, assim, em conjunto e segundo as orientações de nossa Igreja mais ampla. Não queremos fazer caminhada isolada, queremos trabalhar em comunhão com nossa Igreja.
Outro evento que tem marcado a nossa Igreja é a preparação para a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), que acontecerá em Julho, no Rio de Janeiro. Sei que já há jovens da paróquia inscritos para o evento, como também muitas famílias que se dispuseram para receber jovens de várias partes do mundo para a “Semana Missionária” que antecederá a Jornada do Rio. Estamos, assim, colocados de frente com o tema da Juventude, tema da Campanha da Fraternidade deste ano.
É muito importante que reflitamos sobre a maneira como a nossa paróquia está evangelizando a juventude, e que nos deixemos interpelar por sua realidade. Que o lema da Campanha deste ano, “eis-me aqui, envia-me”, seja uma expressão da nossa disposição de servir à Igreja no enfrentamento dos grandes desafios do nosso tempo.
Saúdo a todos vocês, com o desejo de servir-lhes com o melhor das minhas forças, e coloco-me à disposição de todos naquilo que eu possa ajudá-los.
Pe. Walterson José Vargas, ss.cc.
—————