Tempo de Revisão
Nos últimos meses, temos abordado vários assuntos úteis e pertinentes à nossa vida de fé. Agora nos deparamos com o mês de Outubro. A Igreja nos convida a refletir sobre a dimensão missionária da fé. Assim como em Agosto a vocação e em Setembro a Bíblia.
Somos de natureza missionária desde que o próprio Deus Trindade, que saiu ao nosso encontro, na pessoa de Jesus. É o próprio Deus Trindade quem nos quis assim: sair, ir ao encontro de..., deslocarmos, descentralizarmos. É da vontade de Deus que este mundo seja e receba sua luz. O mundo deve ser “divinizado”, mas segundo os critérios de Cristo sob a égide do Espírito. Tudo e todos devem ser atingidos e tocados por essa força divina, que só a “missionariedade” pode proporcionar.
Não se evangeliza vivendo centralizado sobre si mesmo; não se leva o evangelho às pessoas se ficamos preocupados com nosso próprio interesse. O Evangelho somente chegará ao outro se sairmos de nós mesmos e irmos ao encontro do próximo. Por isso e somente por isso, nossa vida cristã sempre será uma “terra de missão”. Ainda que todos conheçam Jesus Cristo, ainda assim seremos “terra de missão”.
Enquanto existir egoísmo e pessoas inspiradas pela egolatria, nossa vida terá de ser missão porque o ser humano é amado por Deus e Ele fez e continua fazendo “loucuras” por amor aos seus filhos e filhas, especialmente os pequenos e indefesos.
A exemplo do Deus Trindade, que saiu de si mesmo e veio ao nosso encontro, devemos sair de nós mesmos e irmos ao encontro do outro. Deixar para trás a preocupação consigo mesmo ou os interesses próprios.
A evangelização jamais acontece sem uma autêntica missionariedade. Por isso, neste mês, convido cada um a fazer a experiência de esquecer-se de si mesmo e ir ao encontro de “alguém”.
Alguém que seja necessitado, alguém carente, alguém fragilizado por uma doença, alguém excluído social ou economicamente. Vamos fazer a experiência de esquecer de nós mesmos?
Sejamos então missionários, parecidos com o Deus Trindade, que saiu de si e se tornou ser humano; não se apegou à sua divindade e veio ao nosso encontro.
Quer se assemelhar ao Bom Deus? Seja missionário, viva em missão, isto é, sempre saindo ao encontro...
Pe.Élsio, sscc