O Bem que é o Retiro
Queridos paroquianos, de 28 de junho a 28 de julho ficarei fora da Paróquia. Estarei na cidade de Indaiatuba, na casa de retiros dos Jesuítas (Itaíci-SP) em oração e silêncio. Guardarei as palavras, pouparei gestos que provocam ou agridem a pura e genuína relação com Deus.
Intercederei por cada um de vocês que ficarão aqui no contexto ordinário da vida. Farei do recolhimento o meio oportuno para a elevação a Deus. A oração é o diálogo transbordante do vai e vem de palavras.
Este retiro de 30 dias de silêncio servirá para o amadurecimento da vida espiritual na sua maior dimensão. Um retiro com essa exigência nos ajuda a mergulhar na fé, faz alargar nosso senso religioso, aumenta a consistência de nossa opção de vida, e certamente faz a gente privilegiar a caridade frente ao que não seja o amor. Um tempo tão longo de oração vai-nos ajudar a penetrar no mistério de Deus que nos aparece, ora tão límpido e perceptível, ora tão inefável e indecifrável.
Só vivendo este tempo forte de retiro para compreender o BEM que o silêncio proporciona. Todos vocês povo de Deus, mas especialmente as lideranças deveriam se planejar para algum dia fazer esta experiência de silêncio humilde e oração persistente.
Convido você liderança da Paróquia a ousar, elaborar em seu plano de vida uma experiência desse nível. Tenha coragem, ousadia e porque não a “petulância”. A petulância de ir contra a cultura do barulho na qual estamos metidos. Tenha petulância meu irmão e minha irmã!
O Cristão vive da Palavra de Deus, mas só terá uma plena interação com a Palavra de Deus se considerar o silêncio e a humilde oração. Numa sociedade do ruído e do barulho é uma aberração a busca pela oração a Deus que não se “ouve”. Opção pelo silêncio é nadar contra a correnteza. Vamos todos rezar um pelo outro. Abraços a todo meu querido e amado povo de Deus da Paróquia Santo Emídio
Pe.Élcio ss.cc